Cessação Tabágica
Cessação Tabágica
O tabaco é um dos principais fatores de risco para o aparecimento de doenças crónicas.
Cerca de 8 milhões de pessoas morrem por ano em todo o mundo devido ao consumo de tabaco. Mais de 7 milhões são mortes respetivas a fumadores ativos e cerca de 1.2 milhões são respetivas a não fumadores expostos ao fumo do tabaco.
O tabaco é um dos principais fatores de risco para o aparecimento e agravamento de doenças crónicas, nomeadamente doenças cancerígenas, doenças pulmonares e doenças cardiovasculares.
O tabaco contém mais de 7000 substâncias químicas e mais de 50 substâncias com efeitos cancerígenos. A nicotina, presente no tabaco, é uma droga psicoativa, sendo a principal substância indutora de dependência, uma vez que atua particularmente nos recetores cerebrais associados ao sistema de recompensa. Esta dependência é de natureza física e psicológica.
Apesar de algumas pessoas poderem deixar de fumar sem descrever sintomas de abstinência, a maior parte dos fumadores quando decide parar de fumar experiencia sintomas de privação provocados pela ausência do tabaco.
Esta fase de adaptação pode ser vivida com grande sofrimento e dificuldade, uma vez que os sintomas podem ser muito desagradáveis.
Alguns fumadores chegam mesmo a recair durante este processo. A maioria dos sintomas de privação podem durar alguns dias ou semanas, contudo, o desejo de fumar pode permanecer durante mais tempo.
Ter apoio especializado pode ajudar a prevenir não só as recaídas como também a enfrentar de modo adequado os sintomas de abstinência.
Principais sintomas de privação no processo de Cessação Tabágica
-
Irritabilidade;
-
Ansiedade;
-
Sentimentos de tristeza;
-
Desejo intenso de fumar ("craving");
-
Dificuldades de concentração;
-
Insónia;
-
Aumento de apetite.
Deixar de fumar não é um processo fácil, mas é possível. Requer sobretudo motivação. São vários os benefícios para a saúde e qualidade de vida das pessoas que deixam de fumar.
A ajuda de um técnico especializado no processo de cessação tabágica pode ser fundamental no âmbito da implementação de mudanças comportamentais importantes, bem como, no apoio com terapêutica farmacológica adequada
4 Dicas para Deixar de Fumar
-
Elabore uma lista com os motivos para deixar de fumar;
-
Marque uma data para deixar de fumar;
-
Elimine alguns cigarros ao longo do dia (os que considera “mais fáceis de deixar”);
-
Aprenda a relaxar e a controlar os momentos de “craving” (e.g. beba água, utilize técnicas de respiração, releia a sua lista…).
A reter
Não é fácil deixar de fumar, mas é possível.
Os benefícios da cessação tabágica são variados, sobretudo ao nível da saúde e qualidade de vida.
A ajuda de um profissional de saúde pode ser importante no apoio às mudanças comportamentais necessárias no âmbito da cessação tabágica, bem como no uso adequado da medicação, aumentando o sucesso deste processo.
Atualmente existem fármacos que ajudam neste processo, atenuando sobretudo as dificuldades inerentes à privação da nicotina.
Vantagens de Deixar de Fumar
20 minutos
-
Normalização da tensão arterial e dos batimentos cardíacos.
8 horas
-
Diminuição dos níveis de monóxido de carbono e aumento de oxigénio no sangue.
3 dias
-
Aumento da capacidade pulmonar, melhoria da respiração e diminuição da tosse.
1 semana
-
Melhoria do sentido do olfato e paladar.
1 ano
-
O risco de enfarte do miocárdio reduz para metade;
-
Se é fumador/a de 1 maço por dia poderá ter poupado cerca de 1460 euros.
5 a 10 anos
-
Risco de cancro na boca e no esófago diminui para metade;
-
Risco de AVC iguala ao risco de um não-fumador.
10 anos
-
Risco de cancro do pulmão diminui para metade.